Mattis adverte que Coreia do Norte é ameaça 'mais urgente' à paz

Washington, 13 Jun 2017 (AFP) - O chefe do Pentágono, Jim Mattis, advertiu nesta segunda-feira que a Coreia do Norte é a ameaça mais urgente à paz e à segurança internacionais, ao considerar que seu programa armamentista representa "um risco claro e presente" para todos.

Em um testemunho escrito enviado aos legisladores antes de uma audiência sobre o orçamento do Pentágono, Mattis afirmou que a Coreia do Norte está aumentando o ritmo e o alcance de seu programa de armas nucleares, sobre o qual o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, afirma que será capaz de atingir os Estados Unidos.

"A Coreia do Norte é a ameaça mais urgente e perigosa para a paz e a segurança mundiais", disse Mattis.

"O programa de armas nucleares do regime (de Pyongyang) é um risco claro e presente para todos, é manifestamente ilegal sob o direito internacional e não foi reduzido apesar da censura e das sanções das Nações Unidas".

A Coreia do Norte realizou testes atômicos e dezenas de tiros de mísseis desde o início do ano passado, na tentativa de desenvolver um míssil capaz de levar uma ogiva nuclear ao território continental dos Estados Unidos, algo que o presidente Donald Trump prometeu que "não vai acontecer".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos