Trump autoriza Pentágono a decidir sobre nível de tropas no Afeganistão

Washington, 14 Jun 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu ao Pentágono a prerrogativa de decidir sobre o volume do contingente americano no Afeganistão, informou nesta terça-feira um alto funcionário, que pediu para não ser identificado.

O funcionário confirmou as informações de que o secretário da Defesa, Jim Mattis, a partir de agora poderá determinar o número de tropas no território afegão.

O mesmo funcionário destacou que ainda não há qualquer decisão sobre o nível da presença militar americana no Afeganistão.

Os líderes militares na região têm solicitado durante meses que a Otan reforce, com milhares de homens, sua presença militar no Afeganistão.

De acordo com avaliações que circulam em Washington, os Estados Unidos podem decidir enviar entre 3 mil e 5 mil soldados ao Afeganistão, para se somar aos 8.400 militares que já têm no país.

"Não estamos ganhando, mas vamos solucionar isto o mais cedo possível".

Mattis advertiu nesta terça-feira, em Washington, que os talibãs estão realizando progressos no Afeganistão.

Os talibãs tomaram a ofensiva no Afeganistão, onde têm realizado ataques mortais, especialmente contra posições e bases do Exército afegão.

Entre estes atentados se destaca o ocorrido no sábado em Nangarhar (leste), onde morreram três soldados americanos, vítimas de um militar afegão infiltrado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos