TOPSHOTS De Mistura revela negociações sobre paz na Síria em julho

Losby Gods, Noruega, 14 Jun 2017 (AFP) - Uma nova rodada de conversações visando a paz na Síria ocorrerá em julho, em Genebra, informou nesta quarta-feira o enviado especial das Nações Unidas, após várias tentativas fracassadas de deter o banho de sangue no território sírio.

Staffan de Mistura disse aos jornalistas, à margem de uma conferência na Noruega, que uma nova rodada de negociações para acabar com seis anos de guerra civil na Síria poderá começar após o final do mês sagrado do Ramadã.

As conversações de paz - com a intermediação da ONU - entre representantes do governo sírio e rebeldes não têm produzido resultados.

Mas outro processo de paz, com a participação de Rússia e Irã, aliados do governo sírio, e Turquia, que apoia os rebeldes, acertou em maio, em Astana, a criação de zonas seguras - por toda a Síria - nas quais os voos não são permitidos, e a entrega de ajuda humanitária à população.

Estas áreas - onde não podem ocorrer ataques aéreos - têm registrado uma clara redução dos combates.

De Mistura considera que estas negociações não produziram progressos "significativos" para acabar com um conflito que desde 2011 já provocou a morte de mais de 320 mil pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos