Canoa havaiana conclui volta ao mundo após três anos de travessia

Los Angeles, 18 Jun 2017 (AFP) - Uma tradicional canoa havaiana de dois cascos terminou inédita volta ao mundo deste tipo de embarcação, na noite de sábado para domingo, depois de três anos de travessia.

A Hokule'a - que significa estrela de alegria e é o nome havaiano da estrela Arcturus- chegou à marinha da península Magic Island, em Honolulu, após percorrer mais de 40.000 milhas náuticas (74.000km). A embarcação zarpou em maio de 2014, saindo da ilha de Oahu.

Uma multidão se reuniu para comemorar o fim da odisseia, que tinha como objetivo "tecer um colar de flores pelo mundo, compartilhando a sabedoria indígena e as iniciativas inovadores em matéria de conservação", revelaram os organizadores.

A tripulação utilizou antigos métodos de navegação, como estrelas, ventos e correntes para se orientar, assim como os primeiro colonos polinésios que chegaram ao arquipélago há muitos séculos.

Segundo a Sociedade Viajante da Polinésia, é a primeira canoa havaiana de casco duplo construída em 600 anos. O primeiro trajeto da embarcação foi em 1976, desdo o Taiti até a Polinésia Francesa.

A volta da canoa iniciou três dias de celebração, nos quais serão analisados outras viagens.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos