Combates entre tropas do regime sírio e aliança apoiada por Washington

Beirute, 18 Jun 2017 (AFP) - As tropas do regime sírio e a aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos se enfrentaram pela primeira vez neste domingo na Síria, na província de Raqa (norte), onde as duas forças rivais estão geograficamente perto uma da outra, informou o ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a OSDH, houve combates à noite em duas aldeias situadas a cerca de 40 km ao sul da cidade de Raqa, pouco depois de o exército sírio ter acusado a coalizão internacional dirigida por Washington de ter derrubado um de seus aviões na região.

"É a primeira vez que há realmente combates entre os dois grupos na Síria", declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório, que tem uma ampla rede de fontes no país em guerra.

Segundo a OSDH, os combates aconteceram nos povoados de Shuwayhan e Jaaydin, de onde o regime expulsou nas últimas horas o grupo ultrarradical Estado Islâmico.

Pouco antes do início dos combates, o exército sírio acusou a coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos de ter abatido um de seus aviões na região de Resafa, perto das duas aldeias.

A derrubada, confirmada pela coalizão, e os confrontos são uma escalada perigosa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos