Autor de ataque em Bruxelas era um marroquino de 36 anos

Bruxelas, 21 Jun 2017 (AFP) - O autor da explosão em uma estação de trens de Bruxelas, que não deixou vítimas, era um marroquino de 36 anos, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz da Procuradoria Federal da Bélgica, Eric Van der Sypt.

O suspeito, que foi morto por soldados, "foi identificado como O.Z., nascido em 20 de janeiro de 1981 e de nacionalidade marroquina", afirmou Van der Sypt em uma entrevista coletiva.

O porta-voz disse que o homem não tinha ficha policial por atos relacionados ao terrorismo.

A situação é "considerada uma tentativa de assassinato terrorista", completou.

De acordo com a Procuradoria Federal, o homem entrou às 20H39 (15H39 de Brasília) na Estação Central, onde caminhou na direção de um grupo de turistas cinco minutos depois.

"Pegou sua maleta aos gritos e provocou uma explosão parcial. Por sorte, não houve feridos", afirma um comunicado.

O homem abandonou a bagagem em chamas, que mais tarde registrou uma segunda explosão mais violenta, e seguiu para as plataformas em busca de um gerente de estação, completa o comunicado do Ministério Público. A maleta continha "pregos e cilindros de gás".

"Poderia ter provocado vítimas", poderia ter sido muito pior", disse Van der Sypt, antes de explicar que 10 passageiros estavam ao redor do agressor quando ele detonou a carga explosiva.

"Está claro que pretendia causar mais dano do que provocou", afirmou.

O homem, que não tinha um cinturão de explosivos, faleceu ao ser atingido por tiros de um soldado, contra o qual avançou aos gritos de "Alá Akbar" (Alá é grande), explicou a Procuradoria.

A Bélgica, onde um atentado deixou 32 mortos em março de 2016, voltou a registrar cenas de pânico na terça-feira, um dia depois de um homem atropelar muçulmanos perto de uma mesquita em Londres - ataque que deixou um morto - e de um homem morrer em uma tentativa de ataque em Paris.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos