Cara camuflagem de uniforme do Exército afegão pode ser inadequada

Washington, 21 Jun 2017 (AFP) - Os caros uniformes de combate fornecidos pelos Estados Unidos ao Exército afegão têm uma camuflagem que pode ser inapropriada para o país, segundo um relatório oficial americano que aponta mais uma vez para o esbanjamento de dinheiro dos contribuintes americanos no Afeganistão.

Segundo os serviços de John Sopko, inspetor-geral para a reconstrução do Afeganistão, os Estados Unidos fornecem desde 2007 ao Exército afegão 1,3 milhão de uniformes de camuflagem tipo "selva" verde escuro, quando "a selva cobre unicamente 2,1% da superfície total do país".

Esse tipo de camuflagem foi escolhida sem verificar a sua eficiência no país simplesmente porque o ministro afegão da Defesa da época, Abdul Rahim Wardak, "gostou" das fotos mostradas, segundo o relatório.

"Nem o governo americano, nem o governo afegão sabem se esse uniforme se adapta ao entorno afegão ou se prejudica as operações ao oferecer um alvo mais evidente ao inimigo", sustenta o documento.

Além disso, essa camuflagem está protegida pelos direitos de propriedade intelectual, o que aumentou o seu custo.

"O que teria acontecido se o ministro tivesse gostado do violeta, ou do rosa?", se questionou Sopko em uma entrevista ao jornal USA Today. "Gastamos 28 milhões de dólares em nome da moda porque o ministro da Defesa pensou que [a camuflagem] era bonita".

Os Estados Unidos gastaram mais de um bilhão de dólares no Afeganistão desde 2002, tanto com a guerra como na reconstrução e na assistência. O inspetor-geral Sopko denuncia regularmente o esbanjamento de fundos neste país infestado pela corrupção, cujo governo se mantém a duras penas com a ajuda dos Estados Unidos e da comunidade internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos