ONU pede proteção aos civis durante ofensiva em cidade síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 21 Jun 2017 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta quarta-feira (21) que as forças que recebem o apoio dos Estados Unidos protejam os civis durante a sua ofensiva contra a cidade de Raqa, reduto do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

"Enviei um chamado urgente a todos os que dirigem as operações militares na Síria para que façam tudo que for possível para proteger os civis e as infraestruturas civis, enquanto durarem os combates em Raqa" e em outros lugares, ressaltou Guterres em comunicado.

O chefe da ONU afirmou estar "profundamente preocupado" pela situação particularmente desesperada dos civis de Raqa, "que estão presos no local e enfrentam ameaças de todas as direçoes".

Antonio Guterres convidou todos os beligerantes a autorizarem o acesso aos comboios de ajuda humanitária, alimentos e medicamentos.

A situação é muito volátil entre as forças do regime sírio e as forças da coalisão dirigida pelos Estados Unidos, esse último que apoia uma aliança de combatentes curdos e árabes para retirarem o EI de Raqa.

cml/kal/lp/cd/bn/

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos