EUA: Coreia do Norte testou motor para míssil

Washington, 23 Jun 2017 (AFP) - A Coreia do Norte testou um motor de foguete que pode vir a ser colocado em um míssil balístico intercontinental - informou um funcionário americano à AFP nesta quinta-feira (22), em meio a crescentes tensões em relação ao programa nuclear que desenvolve Kim Jong-Un.

"Um motor de foguete foi testado hoje", disse esse funcionário, que pediu para não ser identificado.

Notícias sobre esse teste chegam apenas um dia depois de o secretário de Estado, Rex Tillerson, ter pedido à China, o único aliado de Pyongyang, a pressionar mais a Coreia do Norte para que detenha seu programa nuclear e de mísseis balísticos.

Classificando a Coreia do Norte como "a máxima ameaça à segurança" dos Estados Unidos, Tillerson afirmou que a China tem "a responsabilidade diplomática de exercer mais pressões econômicas e diplomáticas (sobre a Coreia do Norte), se quiser evitar uma maior tensão na região".

O presidente Donald Trump fez da contenção da ameaça nuclear norte-coreana uma de suas prioridades em Política Externa.

"Acompanhamos de perto as ações da Coreia do Norte, mas não daremos detalhes dos serviços de Inteligência", disse o comandante da Marinha, Gary Ross, em um comunicado enviado por e-mail, negando-se a confirmar a existência desse teste.

"Fazemos um apelo à Coreia do Norte a que se abstenha de ações provocadoras e de retórica desestabilizadora e que tome a decisão estratégica de cumprir suas obrigações e compromissos internacionais e retome conversas sérias", completou.

wat-lby-sst/ja/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos