Grande Barreira de Corais avaliada em EUR 37 bilhões

Sydney, 26 Jun 2017 (AFP) - A Grande Barreira de Corais é um símbolo que não tem preço para os australianos, mas a empresa de consultoria Deloitte calcula que seu valor econômico seria de 56 bilhões de dólares australianos (37 bilhões de euros).

Incluída na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, este ecossistema está ameaçada pelas mudanças climáticas, o escoamento agrícola e o desenvolvimento econômico.

Para aumentar a consciência sobre o valor do recife de 2.300 quilômetros, a fundação da Grande Barreira de Corais pediu à Deloitte Access Economics que calculasse o "valor" econômico e social.

Em um relatório publicado nesta segunda-feira, a empresa afirma que o valor turístico da Grande Barreira, do qual dependem 64.000 empregos, alcançaria 29 bilhões de dólares australianos.

O documento calcula em 24 bilhões de dólares australianos o valor "indireto" da Grande Barreira, ou seja, as pessoas que nunca visitaram o local mas sabem que existe.

O estudo mostra que a Grande Barreira contribui mais que qualquer outro lugar da Austrália para a imagem internacional do país, afirmou Steve Sargent, diretor da Fundação da Grande Barreira.

"O valor estimado da Grande Barreira representa o equivalente a 12 Óperas de Sydney", disse Sargent.

"O estudo demonstra que a Grande Barreira de Corais - como ecossistema, fonte econômica ou tesouro mundial - é muito importante para desaparecer".

"É evidente que a Grande Barreira é insubstituível e não tem preço", declarou John O'Mahony, diretor da Deloitte Access.

"Nós a estudamos como um 'ativo' que tem um valor incrível em vários 'títulos', da biodiversidade aos empregos que gera e por sua imagem para os visitantes internacionais", explicou.

A barreira, também ameaçada pela proliferação de acanthasters, estrelas-do-mar devoradoras de corais, acaba de sofrer dois episódios sucessivos de branqueamento dos corais, o que é atribuído ao aquecimento global.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos