Stalin, Putin e Pushkin dominam o panteão russo

Moscou, 26 Jun 2017 (AFP) - Stalin, Putin e Pushkin são os três personagens mais famosos de todos os tempos para os russos, cujo panteão não inclui praticamente qualquer estrangeiro, segundo uma pesquisa do centro de estudos independente Levada divulgada nesta segunda-feira.

Para 38% dos russos, Joseph Stalin é a pessoa de maior destaque do mundo, apesar da onda repressora do ex-líder soviético que deixou 20 milhões de mortos, entre execuções em massa, vítimas do Gulag e deportação para outras zonas insalubres e a fome na Ucrânia e outras regiões do país.

Com 34% dos votos, o atual presidente Vladimir Putin e o poeta Alexandr Pushkin ocupam, empatados em segundo lugar do pódio dos personagens de maior destaque do mundo para os russos.

São seguidos pelo pai da Revolução Bolchevique Lênin, o czar Pedro, o Grande, o primeiro cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o escritor León Tolstoi e o marechal Gueorgui Zhukov, um destacado comandante da Segunda Guerra Mundial.

É preciso chegar até a 14ª posição para achar o primeiro estrangeiro da lista, o imperador Napoleão, que teve entre suas campanha mais famosas a invasão da Rússia e sua desastrosa retirada em 1812.

Está acompanhado de Albert Einstein (16º) e do físico e matemático Isaac Newton (19º).

O último dirigente soviético Mikhail Gorbachov ocupa o último lugar, com apenas 6% dos votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos