Triplo atentado suicida mata 9 na Nigéria

Lagos, 26 Jun 2017 (AFP) - Neve pessoas morreram no domingo em três atentados suicidas em Maiduguri, berço do grupo extremista islâmico Boko Haram no nordeste da Nigéria, anunciou nesta segunda-feira à AFP um porta-voz da polícia.

Por volta das 22H30 locais (18H30 de Brasília), "um homem-bomba conseguiu entrar na universidade de Maiduguri e acionou seus explosivos", afirmou Victor Isuku, porta-voz da polícia do estado de Borno.

O atentado fez três feridos entre os membros da segurança do estabelecimento, e uma agente morreu quando era levada ao hospital universitário de Maiduguri, indicou.

Quase no mesmo momento, quatro mulheres suicidas se infiltraram na comunidade Zannari no bairro de Gwange, em Maiduguri.

Duas das suicidas se explodiram em conjuntos habitacionais, "matando oito pessoas e ferindo outras onze".

As duas outras morreram sem fazer vítimas.

Por volta das 4H00 locais, um terceiro atentado foi cometido na universidade, segundo Isuku, onde duas mulheres-bombas acionaram seus explosivos sem fazer outras vítimas.

Os mortos e feridos foram levados ao hospital universitários e a capital Borno estava tranquila nesta segunda-feira de manhã.

No total, segundo o porta-voz, "dezesseis pessoas, incluindo os suicidas, morreram nas vários explosões".

Os serviços secretos nigerianos (DSS) afirmaram que frustraram atentados visando muçulmanos celebrando o fim do Ramadã em Kano, Sokoto, Kaduna (norte) e Maiduguri (nordeste).

"Elementos terroristas planejavam lançar uma série de ataques coordenados, utilizando explosivos em várias cidades, em mercados, parques, procissões, mesquitas e locais de culto", segundo Tony Oyuipo, porta-voz do DSS.

Apesar de o governo ter assegurado a derrota do Boko Haram, o grupo continua a realiza atentandos, principalmente em Maiduguri.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos