Coreia do Norte compara Donald Trump a Hitler

Seul, 27 Jun 2017 (AFP) - A Coreia do Norte comparou o presidente americano Donald Trump ao líder nazista Adolf Hitler, em um editorial da agência estatal KCNA.

A política do presidente americano é uma forma de "nazismo do século XXI", afirma o editorial de KCNA ao criticar o slogan "America First" (América em Primeiro Lugar) de Trump.

"O princípio América em primeiro lugar defende a dominação mundial por meios militares, como foi o caso com o conceito de ocupação mundial de Hitler", escreveu a agência norte-coreana.

Trump segue "a política ditatorial de Hitler" para dividir os outros em duas categorias, "amigos e inimigos", para justificar a "supressão" dos últimos, completa.

A Coreia do Norte tem o hábito de ofender os seus inimigos.

Na semana passada, Pyongyang chamou Trump de "psicopata" em um contexto de tensão pela morte do estudante americano Otto Warmbier, repatriado em estado de coma aos Estados Unidos depois de passar alguns anos detido em uma prisão norte-coreana.

Em 2014, a agência KCNA chamou o então presidente americano Barack Obama de "bastardo de sangue mestiço" com "aparência de macaco".

Antes, a Coreia do Norte comparou a ex-presidente sul-coreana Park Geun-Hye com uma "prostituta" e Obama com um "proxeneta".

Apesar dos ataques frequentes, o regime norte-coreano não tem o hábito de comparar seus inimigos ao führer alemão.

Uma exceção aconteceu quando o ex-presidente americano George W. Bush incluiu a Coreia do Norte em seu "eixo do mal", ao lado do Iraque e do Irã.

Pyongyang respondeu chamando Bush "tirano, que deixa Hitler pequeno" e "político imbecil carente da mais elementar moralidade".

jhw/slb/jac/juf.zm-me/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos