Topo

Coreia do Norte testa motor de foguete

28/06/2017 00h38

Seul, 28 Jun 2017 (AFP) - A Coreia do Norte testou recentemente um motor de foguete, o que pode fazer parte do desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental, informou nesta terça-feira o site especializado "38 North", ligado à Universidade John Hopkins de Washington.

Ao que parece, a Coreia do Norte realizou "um teste com um pequeno motor de foguete" em Sohae, um sítio de lançamentos, revelou o site, acrescentando que não é certo que se trate de um elemento de míssil balístico intercontinental (ICBM).

O teste, realizado em 22 de junho, foi detectado a partir de imagens de satélites.

Imagens de satélite do dia 10 de junho não revelavam qualquer indício de preparativos, o que prova que o Norte "tem capacidade técnica e logística para realizar este tipo de teste sem advertência prévia", destaca o "38 North".

Segundo o site, "não é possível" confirmar, baseado apenas em imagens de satélites, que este último teste envolva um ICBM.

Desde o início de 2016, a Coreia do Norte realizou dois testes nucleares e disparou dezenas de mísseis, ignorando as resoluções da ONU, que proíbem qualquer tipo de programa nuclear ou balístico norte-coreano.