Milhares de pessoas marcham em Santiago pelo orgulho gay

Santiago, 1 Jul 2017 (AFP) - Milhares de pessoas marcharam neste sábado pelo centro de Santiago, em uma manifestação multitudinária e colorida pelo orgulho gay, na que se exigiu a aprovação de uma lei de casamento igualitário.

Segurando as bandeiras coloridas da diversidade, homens e mulheres em grupos e famílias se reuniram na tarde deste sábado na Plaza Italia de Santiago, e depois avançaram pela Avenida Alameda até chegar à plaza Los Héroes.

"Estamos felizes com esta convocação, que superou todas as nossas expectativas", disse Diego Ríos, dirigente do Movimento de Integração e Liberação Homossexual (Movilh) e um dos organizadores da manifestação.

De acordo com o Movilh, cerca de 100.000 pessoas participaram da marcha em Santiago, colorida por dezenas de "Drag Queen" que acompanharam a mobilização.

A presidente Michelle Bachelet deverá enviar o projeto de lei de casamento igualitário ao Congresso no próximo 14 de agosto, segundo o Movilh.

A iniciativa segue a lei que há dois anos estabeleceu um Acordo de União Civil tanto para casais homossexuais como heterossexuais, considerado um grande avanço em um país conservador, no qual o aborto é proibido em todas as situações e o divórcio foi aprovado em 2004.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos