Vários feridos em tiroteio em frente a mesquita na França; descartam ato terrorista

Marselha, 3 Jul 2017 (AFP) - Um tiroteio neste domingo em frente a uma mesquita de Avignon, no sul da França, deixou oito pessoas levemente feridas, indicou a promotoria, que descartou que tenha se tratado de um ato terrorista.

Segundo as primeiras testemunhas ouvidas no local, ao menos dois homens saíram de um automóvel por volta das 22H30 no horário local (17H30 de Brasília) e abriram fogo, um deles com uma espingarda de caça, acrescentou a promotoria. Nenhum dos oito feridos corria risco de vida, acrescentou.

"Pelo que se sabe até agora, a mesquita não foi o alvo, os fatos aconteceram na rua do local religioso mas sem estar vinculados ao mesmo", assegurou a fonte, descartando que se trate de um ato terrorista.

Testemunhas mencionaram a presença de quatro homens encapuzados a bordo do veículo.

Os ajustes de contas entre gangues são frequentes no sudeste da França, em alguns casos com armas de guerra.

O tiroteio de domingo acontece dias depois de que um homem esquizofrênico tentou atropelar um grupo de fiéis que saíam de uma mesquita de Créteil, perto da capital francesa.

O homem, um armênio de 43 anos, arremeteu com seu veículo 4x4 contra as barreiras e grades que protegiam a mesquita, antes de colidir com outros carros que saiam do local, sem deixar feridos.

Após o atentado antimuçulmano de Londres de 19 de junho, na mesquita de Finsbury Park, que deixou 11 feridos, a comunidade muçulmana francesa também se sente ameaçada, e solicitou às autoridades que "reforcem a proteção dos lugares de culto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos