Acidente de ônibus no sul da Alemanha faz 18 mortos

Munique, Alemanha, 3 Jul 2017 (AFP) - Um ônibus de turistas ficou totalmente queimado nesta segunda-feira após um acidente em uma estrada do sul da Alemanha, uma tragédia que matou 18 pessoas, além de ter deixado 30 feridos.

"Onze corpos já foram retirados" e os investigadores "se esforçam para encontrar os restos" das sete outras pessoas dadas como desaparecidas, anunciou na parte da tarde o minisytro dos Transportes, Alexander Dobrindt.

Perto da carcaça incendiada do ônibus, 250 socorristas, policias e legistas trabalham. Dobrindt indicou que "o calor foi tal que não restou nada de combustível" no veículo. "Apenas a estrutura de aço ficou inteira. Podemos imaginar o que isso significa para as vítimas", declarou o ministro, com a voz embargada.

"Trinta passageiros ficaram feridos, alguns deles em estado grave, e foram levados para hospitais da região. As outras provavelmente perderam a vida no ônibus em chamas", afirmaram a polícia e a Procuradoria locais em um comunicado.

As equipes de emergência pensaram em um primeiro momento que os passageiros apontados como desaparecidos poderiam ter escapado, em um movimento de pânico, para as florestas da região, mas as operações de busca não deram nenhum resultado.

Pouco depois das 7H00 locais (2H00 de Brasília), o veículo, que transportava 46 turistas idosos e dois motoristas, bateu em um caminhão em um engarrafamento, pegou fogo e ficou totalmente queimado, segundo a polícia.

O grupo de turistas era procedente da Saxônia, leste do país, segundo a polícia.

Vários feridos estão entre a vida e a morte, de acordo com as autoridades.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, anunciou uma investigação para determinar porque o veículo pegou fogo tão rapidamente, quando a colisão não foi tão severa ao ponto de provocar um incêndio de tal magnitude.

As imagens exibidas na televisão mostram o ônibus completamente queimado em uma estrada fechada ao trânsito.

O acidente aconteceu perto de Münchberg, em uma área de florestas e montanhas na divisa entre os estados da Baviera e de Thuringe, perto da fronteira com a República Tcheca. A estrada A9 foi bloqueada nos dois sentidos.

Helicópteros de resgate foram enviados ao local. Mais de 200 pessoas, entre técnicos, policiais e equipes de emergência, trabalhavam ao redor do veículo.

"Foi um acidente terrível", declarou a chanceler alemã Angela Merkel. Segundo o porta-voz, Steffen Seibert, "todos os pensamentos da chefe de Governo estão dirigidos às vítimas e seus parentes, assim como aos feridos".

Na Alemanha, o acidente de trânsito mais grave na última década deixou 20 mortos em uma estrada próxima de Hannover, oeste do país, em 4 de novembro de 2008. Eram em sua maioria idosos e a tragédia, ao que parece, foi provocada por um passageiro imprudente que fumou no banheiro do veículo.

ran-cfe/ylf/acc/me/fp/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos