Inundações no Japão deixam 15 desaparecidos

Fukuoka, Japão, 6 Jul 2017 (AFP) - Ao menos 15 pessoas estão desaparecidas devido às inundações que atingem vários povoados do sul do Japão, onde as autoridades determinaram a saída da população.

Imagens de TV mostraram rios invadindo zonas residenciais, destruindo estradas e inundando instalações agrícolas em Fukuoka, onde há 15 desaparecidos.

Os meteorologistas advertiram que o pior está por vir, enquanto socorristas e militares auxiliam a população atingida por deslizamentos de terra.

"Estamos sofrendo chuvas torrenciais como nunca antes", disse à imprensa a Agência Meteorológica do Japão. "É uma situação anormal, com sérios riscos pela frente".

A agência emitiu alertas de deslizamentos de terra e inundações para amplas áreas em Kyushu, a mais austral das quatro principais ilhas do Japão.

As intensas chuvas prosseguirão pelo menos até a próxima sexta-feira, advertiram os especialistas.

O governo mobilizou 7.500 homens da polícia, pessoal de resgate e militares para as zonas mais afetadas de Kyushu, e cerca de 40 helicópteros estão prontos para auxiliar nas operações de resgate quando as águas baixarem, informou um funcionário do governo japonês.

mis-kh/kgo/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos