Colombiano é morto por militares venezuelanos na fronteira

Bogotá, 13 Jul 2017 (AFP) - Um cidadão colombiano foi morto, nesta quinta-feira, por militares venezuelanos na fronteira entre os dois países, informou a chancelaria da Colômbia, que rechaçou energicamente o "uso desproporcional da força" por parte dos oficiais contra pessoas desarmadas.

A chancelaria "lamenta profundamente a morte do cidadão colombiano, identificado como Libardo Fuentes Hernández, e expressa seu mais enérgico rechaço ao uso desproporcional da força por parte dos militares venezuelanos", indicou em um comunicado.

O incidente ocorreu no setor conhecido como La Roca, para onde foram enviados funcionários da chancelaria e do Ministério da Defesa para "verificar as circunstâncias em que aconteceu essa situação", detalhou a nota.

Pouco antes, o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, informou que o caso ocorreu "no início, e a priori, em território venezuelano, onde foi morta uma pessoa e outra foi detida, ambas dedicadas a extrair material de construção do rio Pamplonita".

A chancelaria enfatizou a sua "enorme preocupação pelo uso excessivo da força dos militares do país vizinho contra cidadãos colombianos que se encontravam desarmados" e fez um chamado para que "tomem as medidas correspondentes a fim de que situações como esta não voltem a acontecer".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos