Quase 40 mil pessoas já fugiram de incêndios no Canadá

Montreal, 17 Jul 2017 (AFP) - Os incêndios na zona central da província de British Columbia, no oeste de Canadá, provocaram novas evacuações da população neste fim de semana, elevando para 37 mil o total de deslocados desde que a catástrofe começou há mais de uma semana.

Alimentadas por fortes ventos, as chamas forçaram as autoridades a tomar novas medidas de evacuação: a principal afetou a cidade de Williams Lake, com uma população de 11 mil habitantes.

As ordens de evacuação foram anunciadas no sábado à noite e afetam 24 mil pessoas na região, de acordo com a rede CBC.

A maioria dos evacuados se dirigiu para Kamloops, ao sul de Williams Lake, que começa a ter dificuldades para acolher esse volume de pessoas.

Em entrevista coletiva neste domingo (16), o ministro dos Transportes da província, Todd Stone, afirmou que entre 36 mil e 37 mil pessoas tiveram de deixar suas casas desde que se declarou o estado de emergência em 7 de julho passado.

De acordo com as autoridades locais, 162 focos de incêndio ainda estavam ativos neste domingo, e pelo menos 15 ameaçavam várias comunidades. Cerca de três mil bombeiros, incluindo 415 de outras províncias, lutavam contra o fogo.

Um helicóptero que combatia as chamas se acidentou no sábado. O piloto, única pessoa a bordo, ficou ferido e foi hospitalizado, disse o porta-voz do Departamento dos Bombeiros, Navi Saini.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos