Erdogan visitará Catar e Arábia Saudita em viagem por um Golfo em crise

Istambul, 18 Jul 2017 (AFP) - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fará uma viagem pelo Golfo nos dias 23 e 24 de julho, durante a qual visitará Catar e Arábia Saudita, em plena crise diplomática regional - anunciou a Presidência nesta terça-feira (18).

De acordo com o anúncio, publicado pela mídia estatal, Erdogan também visitará o Kuwait, principal mediador entre Catar e seus vizinhos.

A Turquia é um aliado próximo de Doha, mas mantém boas relações com a Arábia Saudita, peso-pesado das monarquias do Golfo Pérsico.

"Para pôr fim a essa crise sem sentido, a Turquia continuará adotando um papel construtivo e ativo. Nesse marco, nosso presidente realizará uma viagem pela região e visitará Kuwait, Arábia Saudita e Catar em 23 e em 24 de julho", declarou o primeiro-ministro, Binali Yildirim.

Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos e Egito romperam relações diplomáticas com o Catar. Eles acusam Doha de manter um apoio ativo aos islamitas extremistas, de estar por trás das ações de desestabilização na região e de aproximação com o Irã.

ezz-gkg/sgf.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos