Trump designa Jon Huntsman como embaixador da Rússia

Washington, 19 Jul 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, designou o veterano diplomata e ex-governador de Utah Jon Huntsman como embaixador da Rússia, informou a Casa Branca nesta terça-feira.

O anúncio ocorre no momento em que se investiga as acusações de colusão entre Moscou e a equipe de campanha de Trump envolvendo a eleição presidencial de 2016.

Huntsman, 57 anos, já foi embaixador em Cingapura e China.

Se for confirmado pelo Senado, Huntsman terá um cargo-chave no momento em que um promotor especial investiga a suposta ingerência russa na campanha eleitoral americana.

Como candidato, Trump criticou Huntsman por sua atuação como diplomata na China, entre 2009 e 2011, sob o governo de Barack Obama.

Após deixar o cargo de embaixador em Pequim, Huntsman se lançou na disputa republicana por uma indicação a candidato presidencial em 2012.

Ex-governador de Utah, Huntsman também integra as diretorias de várias empresas, como Caterpillar, Chevron, Ford Motor Company e Hilton.

Huntsman inicialmente apoiou a candidatura de Trump, no ano passado, mas depois recuou diante da revelação de uma gravação de 2005 na qual o magnata usava linguagem vulgar para se referir a mulheres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos