O.J. Simpson deixará a prisão em liberdade condicional

Los Angeles, 20 Jul 2017 (AFP) - O.J. Simpson sairá da prisão em outubro após receber nesta quinta-feira o direito à liberdade condicional, depois do cumprimento de nove dos 33 anos de uma sentença por roubo e sequestro.

Os quatro membros presentes da Comissão de Liberdade Condicional do estado de Nevada chegaram à decisão de maneira unânime, depois de ouvir o testemunho do antigo astro de futebol americano, que há mais de 20 anos foi absolvido pelo assassinato de sua ex-mulher e de um amigo dela.

"Obrigado, obrigado!", disse Simpson, de 70 anos, com um sorriso emocionado ao ser informado da decisão, que foi transmitida pelos principais canais de televisão dos Estados Unidos, como o hiper-midiatizado caso de duplo assassinato em 1995.

Em seu testemunho, feito por videoconferência da prisão Lovelock de Nevada, ele garantiu que nenhum momento ele teve a intenção de prejudicar os colecionadores de artigos esportivos contra os quais fez uma emboscada em 2007, com outros cinco cúmplices, em um hotel-cassino de Las Vegas.

"Não dei nenhuma desculpa nos nove anos em que estive aqui e não estou tentando dar desculpas agora", afirmou usando calça jeans, camisa azul claro e sapatos brancos.

"Assumo total responsabilidade. Cumpri minha sentença, fiz o mais respeitosamente que pude (...), neste ponto da minha vida quero passar o tempo com meus filhos e meus amigos, o máximo que eu puder", expressou.

Simpson, que brilhou com o Buffalo Bills e é membro do Salão da Fama, insistiu em que só tentava recuperar objetos pessoais que lhe foram roubados.

Por esse crime foi condenado a uma sentença mínima de nove a 33 anos de prisão.

"O senhor Simpson é obviamente uma figura polarizadora: é muito querido [por alguns], mas também desprezado por muita gente", disse à imprensa o seu advogado Malcolm La Vergne ao terminar a audiência.

Ele sairá de Loverlock, a princípio, em 1º de outubro. "A data será informada antes", disse Isidro Baca, do Departamento Penitenciário de Nevada.

- "Segunda oportunidade" -Na decisão pela liberdade condicional foi levado em consideração, além de seu testemunho, um relatório de antecedentes criminais e outro do Departamento Penitenciário sobre seu comportamento na prisão, onde explicou Simpson, preso nº 1027820, fez cursos e foi conselheiro de outros presos.

Sua filha mais velha, Arnelle Simpson, declarou na audiência que esses nove anos foram "duros" e que a única coisa que querem é que seu pai "volte para casa".

"Sei que ele está arrependido, realmente arrependido, e só queremos que ele volte para a casa para que possamos seguir em frente", disse entre lágrimas.

Uma das vítimas do roubo, Bruce Fromong, declarou-se na audiência a favor da liberação de "seu amigo" Simpson: "Nove anos foi muito e sinto que é hora de lhe dar uma segunda chance".

O outro colecionador atacado, Alfred Beardsley, morreu em novembro de 2015.

Simpson, que quer instalar-se na Flórida ao sair da prisão foi o principal suspeito pelos brutais assassinatos de Nicole Brown e Ron Goldman, mas a defesa soube apresentá-lo como vítima de uma polícia racista. Ele foi absolvido em 1995 em meio a um grande espetáculo midiático, que até hoje gera controvérsias.

Até então era considerado um "deus" por sua carreira esportiva.

Civilmente, ele foi considerado culpado e sentenciado a pagar 33,5 milhões de dólares por danos, que ainda deve.

- "Um reality-show" -Depois de deixar o futebol americano, Simpson manteve a fama, e o site de celebridades TMZ chegou a cogitar a possibilidade de convidá-lo para participar de um reality-show, depois do sucesso de séries como "American Crime Story" e do documentário ganhador do Oscar "O.: Made in America".

"Não estou procurando me relacionar com a mídia. Me ofereceram muitas entrevistas no tempo em que estive aqui e eu neguei", disse Simpson, que assegurou também não ver "nenhum problema em lidar com o público agora".

O professor de Jornalismo da Universidade Quinnipiac, Ben Bogardus, disse que agora virá a "segunda temporada" de sua história.

"As câmeras estarão do lado de fora da sua casa para ver a primeira vez que ele fará compras, que colocará gasolina... será um 'reality-show'", previu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos