Recuperados três dos cinco quadros roubados de Francis Bacon em Madri

Madri, 20 Jul 2017 (AFP) - A Polícia espanhola recuperou três dos cinco quadros roubados em 2015 do artista britânico Francis Bacon, avaliados em 25 milhões de euros.

"Posso confirmar que três quadros foram recuperados", disse nesta quinta-feira (20) à AFP uma porta-voz da Polícia Nacional, sem dar detalhes, alegando que há "uma operação aberta" para reaver o restante das obras.

As cinco telas do pintor, um dos mais importantes retratistas contemporâneos, foram levadas em julho de 2015 da casa de um colecionador particular que, naquele momento, estava em Londres.

Até agora, dez pessoas foram presas pela Polícia espanhola em dois anos de investigação sobre o roubo. Os ladrões também conseguiram levar um cofre com coleções de moedas e joias.

Em maio de 2016, as autoridades disseram ter identificado e detido um dos suspeitos de planejar o roubo, além de cinco atravessadores, graças a fotografias fornecidas por uma empresa britânica dedicada à busca de obras de arte roubadas.

Uma pessoa que vivia perto de Barcelona havia enviado as imagens para a empresa para saber se a obra que aparecia nelas estava na lista de pinturas roubadas.

O estudo do material fotográfico permitiu à Polícia descobrir a empresa que alugou os equipamentos, com os quais as imagens foram feitas, e chegar ao cliente - um dos supostos autores do roubo.

Por intermédio dele, também foram detidos um marchand de Madri e seu filho, que seriam atravessadores.

Segundo o jornal "El País", os ladrões tentaram vender os quadros duas vezes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos