Topo

Conselho de Segurança da ONU se reunirá por confrontos em Jerusalém

22/07/2017 16h19

Nações Unidas, Estados Unidos, 22 Jul 2017 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá a portas fechadas na segunda-feira após os mortais confrontos entre israelenses e palestinos provocados por novas medidas de segurança em um local sagrado altamente sensível de Jerusalém, disseram diplomatas.

A reunião - solicitada pela Suécia, França e Egito - está destinada a "discutir urgentemente como apoiar os chamados à desescalada (dos confrontos) em Jerusalém", disse o coordenador de assuntos políticos sueco, Carl Skau.

As tensões aumentaram ao longo da semana passada devido a novas medidas de segurança israelenses no complexo de Haram al-Sharif, conhecido pelos judeus como o Monte do Templo.

Os acontecimentos violentos de sexta-feira - um esfaqueamento que matou três israelenses e confrontos que deixaram três palestinos mortos - estão entre os mais graves dos últimos anos.

Neste sábado, um palestino de 17 anos morreu em consequência de ferimentos sofridos em confrontos com forças israelenses na Cisjordânia, disse o Ministério da Saúde palestino.

cml-sst/sg/dw/db/cb