Topo

Incêndios voltam a atingir centro de Portugal

23/07/2017 21h09

Lisboa, 24 Jul 2017 (AFP) - Vários incêndios florestais foram declarados neste domingo no centro de Portugal, onde mais de 2.300 bombeiros tentavam deter o avanço das chamas.

"O vento sopra forte e complica a luta contra os incêndios, que poderiam se prolongar", declarou à noite uma porta-voz de proteção civil, Patricia Gaspar.

O maior incêndio se propagava em torno ao município de Sertã, na região de Castelo Branco, onde mais de 800 bombeiros tentavam contê-lo.

Cerca de 600 soldados foram mobilizados para apagar outro incêndio, declarado no domingo à tarde perto de Coimbra em uma zona de eucaliptos, plantas altamente inflamáveis.

Dois povoados da zona de Portalegre, Areia e Outeiro Cimeiro, se encontravam sob a ameaça de um fogo que avançava de duas frentes distintas.

Em meados de junho, um incêndio gigantesco em Pedrógão Grande deixou 64 mortos e mais de 200 feridos, propagando-se pelo centro do país durante cinco dias, antes de ser apagado. Treze dos feridos naquele incêndio continuavam hospitalizados neste domingo.

Após esse incêndio, Portugal adotou uma ampla reforma das florestas para reduzir o número de eucaliptos, uma planta muito presente em seu território.