Topo

Exército sírio se aproxima do último reduto do Estado Islâmico em Homs

28/07/2017 11h41

Beirute, 28 Jul 2017 (AFP) - As forças do governo sírio estão muito próximas de Al-Sojna, o último reduto do grupo extremista Estado Islâmico na província central de Homs, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A retomada da cidade de Al-Sojna, nas mãos da organização ultrarradical desde 2015, permitiria o avanço do Exército sírio para a província vizinha de Deir Ezzor (leste).

As tropas do regime de Bashar al-Assad, apoiadas pelos ataques aéreos da aviação russa, "chegaram durante a noite na periferia de Al-Sojna".

"Violentos combates estão em andamento. O regime bombardeia com artilharia e foguetes", indicou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Os aviões russos bombardeiam as posições jihadistas dentro e fora da cidade.

O grupo ultrarradical conquistou Al-Sojna ao capturar vastos territórios na província de Homs, em particular a cidade de Palmira.

Desde então, o Exército sírio recuperou quase toda a província, incluindo Palmira.

Al-Sojna, localizada a 70 km de Palmira, é o último grande reduto do EI na província. Esta cidade está localizada a 50 km da província de Deir Ezzor e é cercada por vários campos de gás e petróleo.

De acordo com OSDH, os combatentes do EI fugiram para as montanhas que cercam a cidade.

Em maio, o Exército sírio lançou uma ampla campanha militar na região de Badiya, o deserto sírio de 90.000 km2 que se estende sobre as províncias de Homs, Hama e Raqa. O deserto também se estende para o Iraque e a Jordânia.

O Estado Islâmico está sob pressão em diferentes regiões da Síria, em particular na província setentrional de Raqa, onde a organização perdeu áreas importantes e 50% da cidade de mesmo nome.

Mais de 330.000 pessoas foram mortas desde o início do conflito na Síria, em 2011.