EUA testam com êxito sistema de intercepção de mísseis de médio alcance

Washington, 30 Jul 2017 (AFP) - O exército dos Estados Unidos anunciou neste domingo um teste intercepção de um míssil balístico de médio alcance, em um contexto de crise com a Coreia do Norte.

O míssil foi lançado de um avião militar de carga C17 sobre o Pacífico e foi interceptado pelo sistema THAAD (Terminal High Altitutd Area Defense), com base no Alasca, informa um comunicado da agência responsável pela defesa antimísseis (Missile Defense Agency, MAD).

A agência destacou sua marca perfeita, já que de 15 testes realizados 15 registraram êxito.

O sistema começou a ser instalado na Coreia do Sul para uma resposta melhor à ameaça norte-coreana, mas o novo governo de Seul optou por suspender a instalação após as críticas da China, alegando a necessidade de fazer uma nova avaliação do impacto ambiental.

No sábado, após um segundo teste com sucesso de um míssil balístico intercontinental norte-coreano, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Song Young-Moo, advertiu para a possibilidade de acelerar o deslocamento e instalação do escudo antimísseis americano.

O escudo inclui seis lançadores, sendo que dois já foram instalados a 300 km de Seul.

De todas as maneiras, o THAAD não foi concebido para interceptar mísseis balísticos intercontinentais. As Forças Armadas americanas contam para isto com outro sistema, o GMD, instalado no Alasca e na Califórnia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos