George Clooney e Amal ajudarão 3 mil crianças sírias no Líbano

Nações Unidas, Estados Unidos, 1 Ago 2017 (AFP) - George Clooney e sua esposa Amal planejam ajudar cerca de 3.000 crianças sírias refugiadas a irem para escola ainda este ano no Líbano, onde, segundo as Nações Unidas cerca de 200.000 menores sírios estão fora do sistema de ensino.

A educação de quase 3.000 dessas crianças sírias será financiada através de uma associação de 2,25 milhões de dólares anunciada pela "The Clooney Foundation for Justice" com a Google, além de um subsídio de tecnologia de um milhão de dólares da companhia HP.

A associação, junto com a Unicef, ajudará sete escolas públicas a educar crianças que não estão atualmente em instituições de ensino e apoiará um programa piloto de ferramentas tecnológicas nesses centros para crianças sírias refugiadas e libaneses, disseram os Clooney.

"Milhares de jovens refugiados sírios estão em risco: o risco de nunca ser parte produtiva da sociedade. A educação formal pode ajudar a mudar isso", afirmou o casal em comunicado.

"Não queremos perder uma geração inteira porque tiveram o azar de ter nascido no lugar errado, no momento errado", acrescentaram.

Mais de 330.000 pessoas morreram na Síria desde que estourou o conflito, em março de 2011, com protestos contra o governo que se transformaram em uma complexa guerra por poderes.

A Unicef disse nesta segunda-feira que cerca de 200.000 crianças sírias refugiadas no Líbano estão fora do sistema educacional. A Human Rights Watch calcula o número em mais de 250.000.

Mais de um milhão de sírios - incluindo 500.000 crianças - estão registrados como refugiados no Líbano, após fugir da devastadora guerra que dura mais de seis anos.

Os Clooney tiveram seus primeiros filhos - um casal de gêmeos - na Grã Bretanha no mês passado. Amal Clooney, uma proeminente advogada de direitos humanos britânico-libanesa, se casou com o ator em 2014.

jm/oh/gv/jbg/cc

GOOGLE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos