Topo

México desmente Trump sobre ligação a presidente Peña Nieto

31/07/2017 21h31

México, 1 Ago 2017 (AFP) - O governo do México negou nesta segunda-feira que o presidente Enrique Peña Nieto tenha falado recentemente por telefone com o americano Donald Trump, contradizendo declarações do chefe da Casa Branca.

O presidente mexicano "me ligou, disse que muito pouca gente está cruzando (ilegalmente) sua fronteira sul porque sabem que não poderão atravessar nossa fronteira", disse Trump nesta segunda-feira enquanto elogiava seu novo chefe de gabinete, John Kelly, que anteriormente estava à frente do Departamento de Segurança Nacional.

Esta é "a máxima adulação" ao desempenho de Kelly em sua tarefa de impedir a imigração do México para os Estados Unidos, disse o magnata.

No entanto, a chancelaria mexicana declarou mais tarde em comunicado que "Peña Nieto não teve recentemente contato telefônico com o presidente Donald Trump".

Durante o encontro que os dois mantiveram no dia 7 de julho, na cúpula de G20 em Hamburgo, "o tema da migração foi abordado" e Peña Nieto "compartilhou" alguns números, informou a chancelaria.

Entre esses números, Peña Nieto disse que "as repatriações de cidadãos mexicanos dos Estados Unidos diminuíram 31% (para o período de janeiro a junho de 2017, comparado com o mesmo período do ano anterior); e que durante o mesmo semestre a migração para o México proveniente da América Central e do Sul caiu cerca de 47%, na comparação anual", acrescentou o comunicado.