Estado Islâmico é expulso de outro bairro de Raqa (OSDH)

Beirute, 1 Ago 2017 (AFP) - As forças antijihadistas expulsaram o grupo Estado Islâmico (EI) de outro bairro de Raqa, principal reduto da organização extremista na Síria, informou nesta terça-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

As Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, tomaram na segunda-feira à noite Nazlet Chehada, bairro da zona sul da cidade, declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Além disso, as "FDS tentam conquistar o último reduto do bairro adjacente de Hisham bin Abdel Malek", acrescentou.

"Os combates se concentram em algumas centenas de metros no principal bairro do EI na cidade", segundo o OSDH, uma organização com sede na Grã-Bretanha e que conta com uma ampla rede de informantes na Síria.

Se as FDS assumirem o controle completo de Hisham bin Abdel Malek, "acabaria praticamente com a presença do EI na zona sul" de sua "capital" na Síria, garante Abdel Rahman.

As FDS, apoiadas pelos ataques aéreos da coalizão internacional liderada por Washington, iniciaram há oito meses uma ofensiva para recuperar Raqa. Entraram na cidade no dia 6 de junho e já controlam mais de 50% da localidade.

Um porta-voz das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), principal componente das FDS, confirmou a progressão das forças antijihadistas no flanco sul da cidade.

O enviado dos Estados Unidos para a coalizão internacional se mostrou satisfeito com o avanço das FDS.

"Importante avanço em Raqa nas últimas 24 horas, com grandes territórios capturados pelas FDS e centenas de civis libertados", tuitou Brett McGurk.

Ele acrescentou que as FDS se aproximam de Al Thakana, um dos bairros mais populosos, no centro da cidade.

De acordo com o porta-voz das YPG, o EI "utiliza minas, carros-bomba, drones, túneis e suicidas para manter sua presença em Raqa".

A ONU estima que entre 20.000 e 50.000 civis estariam presos na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos