Deputados começam a votar sobre denúncia contra Temer

Brasília, 2 Ago 2017 (AFP) - Os deputados começaram a votar, nesta quarta-feira, se autorizam ou não que a denúncia contra o presidente Michel Temer siga para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Cada deputado se pronuncia individualmente, com direito à palavra por 15 segundos, após o início da sessão com quórum superior ao exigido de dois terços, ou 342 dos 513 membros da Câmara.

Para que a denúncia seja encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o relatório favorável a Temer deve ser rejeitado por 342 deputados, algo que parece pouco provável, após a oposição de esquerda fracassar em sua tentativa de impedir o quórum para retardar a decisão.

A oposição pretende que Temer seja denunciado ao STF, o que o afastaria do cargo por até 180 dias, a espera de uma decisão definitiva, que poderia acabar com o seu mandato.

Temer, 76 anos, é acusado pela Procuradoria-Geral da República de corrupção passiva por ter recebido 500 mil reais do grupo JBS.

O presidente afirma que a denúncia é uma "ficção" construída para prejudicá-lo e que ameaça a reconstrução de um país que emerge a duras penas após a pior recessão de sua história, com 13,5 milhões de desempregados.

bur-js/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos