Maduro nomeia novo chanceler em meio a rejeição internacional por Constituinte

Caracas, 3 Ago 2017 (AFP) - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nomeou nesta quarta-feira como novo chanceler Jorge Arreaza, ex-vice-presidente e atual ministro de Minas, em meio à pressão internacional contra a polêmica Assembleia Constituinte.

"Decidi nomear já como chanceler titular, ministro das Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, o companheiro Jorge Arreaza", anunciou o presidente em ato político.

Casado com Rosa Virginia Chávez, filha mais velha do ex-presidente Hugo Chávez, Arreaza substitui Delcy Rodríguez, que agora integra a Constituinte, suprapoder que regirá a Venezuela por tempo indefinido.

O cargo foi exercido temporariamente por Samuel Moncada, que retomará seu posto como embaixador na Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Estou lhe dando responsabilidades especiais para que se instale em Washington (...) para defender nos Estados Unidos a verdade, a paz e a dignidade da Venezuela", explicou o mandatário.

Arreaza, um internacionalista de 44 anos, era ministro de Desenvolvimento Mineiro Ecológico.

Ele assume a chancelaria em meio a uma forte rejeição internacional à Constituinte de Maduro, que será instalada na sexta-feira.

Os Estados Unidos, a União Europeia e nações sul-americanas, entre elas o Brasil, anunciaram que essa assembleia não será reconhecida.

"Tão importante quanto recuperar a economia é derrotar a agressão imperialista que se está montando com uma coalizão de países contra a Venezuela, como denuncio. Está sendo montada uma agressão econômica, política e militar encabeçada pelo governo de Donald Trump com um grupo de governos de direita", disse o chefe de Estado.

Arreaza foi vice-presidente de Maduro entre abril de 2013 e janeiro de 2016, quando assumiu o cargo de ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia.

No governo Chávez (1999-2013) foi ministro da Ciência e Tecnologia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos