Netanyahu impede briga entre deputados israelense e jordaniano

Jerusalém, 2 Ago 2017 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, precisou intervir nesta quarta-feira para evitar que a tensão atual com a Jordânia degenerasse em socos entre dois deputados desses dois países.

O deputado jordaniano Yahya al-Saud havia desafiado nas redes sociais o legislador israelense Oren Hazan para que o encontrasse em Allenby (ou ponte Rei Hussein), um importante ponto de passagem entre a Jordânia e a Cisjordânia ocupada por Israel.

Hazan, dado a comportamentos agressivos e excessivos assim como Saud, aceitou o desafio, anunciando sua decisão de ir para "explicar-se" com Yahya al-Saud.

Mas um assessor do primeiro-ministro israelense telefonou a Oren Hazan "para pedir-lhe para não ir a Allenby", indicou o gabinete de Netanyahu. Hazan já estava a caminho, mas "voltou atrás, conforme solicitado pelo primeiro-ministro", de acordo com suas próprias declarações à rádio.

Yahya al-Saud também estava a caminho do local de encontro quando soube que a reunião não ocorreria.

"O deputado israelense é um covarde, deu um passo atrás", disse ele em um vídeo publicado nas redes sociais.

Saud explica que desafiou Oren Hazan "em nome do povo da Jordânia para expressar nossa raiva".

Este incidente é a continuação de outro, mais grave, em que um agente de segurança israelense matou dois jordanianos dentro da embaixada israelense em Amã em 23 de julho.

O caso abalou severamente as relações entre Tel Aviv e Amã.

Hazan e Saud são conhecidos por suas extravagâncias. Hazan, membro do Likud de Netanyahu, foi suspenso em 2015 após acusações de cafetinagem e uso de drogas, bem como comportamento "insultante" com uma colega deficiente.

Já Saud está envolvido na maioria das disputas do Parlamento jordaniano.

jlr-msh/lal/feb/pa/mb/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos