Turquia substitui comando das Forças Armadas

Ancara, 2 Ago 2017 (AFP) - As principais autoridades militares e governamentais turcas decidiram, nesta quarta-feira (2), substituir os comandantes das Forças Armadas, um ano depois da tentativa de golpe de Estado - informaram os canais NTV e CNN-Turk.

A decisão, que deve ser formalmente aprovada pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, foi adotada durante uma reunião do Conselho Militar Supremo (YAS), presidida pelo primeiro-ministro Binali Yildirim e na presença dos comandantes das Forças Armadas e de vários ministros.

Os militares substituídos são o comandante-em-chefe do Exército, general Salih Zeki Colak, assim como o almirante Bulent Bostanoglu e o comandante-em-chefe da Aeronáutica, general Abidin Unal, de acordo com a CNN Turk.

Os chefes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha "terminaram sua missão. Desejo a eles sucesso no novo período de sua vida que começa agora", declarou o porta-voz da presidência, Ibrahim Kalin.

Os mais altas autoridades das Forças Armadas e vários ministros participaram da reunião anual da YAS, na qual se decidiu o futuro dos oficiais de igual ou superior grau de coronel.

Esta é a terceira reunião do YAS desde o golpe fracassado de 15 de julho de 2016, atribuído por Ancara ao pregador Fethullah Gülen, que nega.

Após a tentativa de golpe, o governo realizou grandes expurgos, especialmente no Exército: 149 generais e almirantes, ou seja, cerca de metade dos oficiais desta patente, foram afastados.

Para atender às necessidades no topo da cadeia hierárquica, 61 coronéis foram promovidos ao posto de general ou almirante durante a reunião desta quarta-feira, segundo Kalin.

Os motins que se seguiram ao golpe fracassado aceleraram o controle das autoridades civis sobre as antes toda-poderosas Forças Armadas.

raz-gkg/ezz/mct/bc/mb/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos