Air France amplia zona sem sobrevoo perto da Coreia do Norte

Paris, 3 Ago 2017 (AFP) - A Air France anunciou, nesta quinta-feira, que vai ampliar sua zona de não sobrevoo perto da Coreia do Norte, após um míssil balístico do país cair no mar a 100 quilômetros da trajetória de um avião da companhia.

"Após tomar conhecimento do teste com o míssil decidimos estabelecer uma zona sem sobrevoo mais ampla, para ficar mais longe do território da Coreia do Norte", afirmou a companhia numa nota, descrevendo a ação como uma "medida de precaução".

A companhia ainda completou: "A informação disponível para a Air France mostra que o míssil caiu no mar a mais de 100 quilômetros da trajetória" do voo AF293.

O avião com 323 pessoas a bordo voava do aeroporto Haneda, em Tóquio, para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O míssil caiu no mar minutos após a aeronave passar por aquela área.

"Mesmo que essa distância tivesse sido comprovada, isso não afetaria a segurança do voo", afirmou a Air France.

Um porta-voz disse que o voo passou pelo local sem problemas. Contudo, a companhia aérea, que destacou que já não sobrevoa o território da Coreia do Norte, disse que decidiu tomar a medida preventivamente.

"Trabalhando com as autoridades, a Air France constantemente analisa zonas de sobrevoo potencialmente arriscadas e adapta seus planos de voo de acordo com isso", a transportadora destacou.

A Coreia do Norte alarmou a comunidade internacional ao desenvolver um programa de mísseis, e em julho o realizou dois testes de um ICBM - primeira vez que demonstrou a capacidade de seus ICBMs.

Após o segundo teste, na semana passada, alguns especialistas sugeriram que Nova York possa estar ao alcance dos mísseis.

pan/fka/cw/pg/ll/cc

AIR FRANCE-KLM

Malaysia Airlines

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos