Oposição venezuelana marcha hoje contra 'fraude' da Constituinte

Caracas, 3 Ago 2017 (AFP) - A oposição venezuelana marcha nesta quinta-feira (3), em Caracas, contra o que denuncia como uma "fraudulenta" eleição da Assembleia Constituinte, que será instalada nesta sexta.

Esta tarde, os opositores tentarão chegar à sede do Parlamento, no centro da capital. Eles têm sido frequentemente bloqueados pelas forças de segurança com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

"Segue a luta. Essa fraude coloca o país a caminho de uma explosão social, com uma Constituinte fraudulenta. Esse processo é nulo. É o início do fim", declarou o líder opositor Henrique Capriles, convocando seus simpatizantes à manifestação.

O presidente Nicolás Maduro adiou para amanhã a instalação da Assembleia Constituinte. Inicialmente prevista para acontecer na quarta, ou na quinta, Maduro alegou que o processo deveria ser organizado "com tranquilidade".

Apesar do adiamento decidido pelo presidente, a Mesa da Unidade Democrática (MUD) decidiu manter seu protesto para hoje. O ato já havia sido adiado uma vez, de quarta para quinta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos