Exército israelense prende deputado do Hamas (ONG)

Ramallah, Territórios palestinos, 4 Ago 2017 (AFP) - O Exército israelense prendeu um deputado palestino membro do Hamas em sua casa na Cisjordânia ocupada, informou nesta sexta-feira o Clube de Prisioneiros palestino.

Mohamed Abu Tir, de 65 anos, foi preso durante uma batida em sua casa perto de Ramallah na madrugada desta sexta-feira, segundo a mesma fonte.

As autoridades israelenses não informaram as razões para esta prisão, que acontece dois meses após a libertação de Abu Tir depois de 17 meses de prisão.

O Hamas, que governa a Faixa de Gaza, é considerado uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e a União Europeia.

Mohamed Abu Tir faz parte dos 132 membros do parlamento eleito em 2006 e dominado pelo Hamas.

Sua prisão eleva a 13 o número de deputados atualmente detidos por Israel, de acordo com a ONG palestina Addameer, que defende os prisioneiros.

O parlamento (Conselho Legislativo Palestino), que representa Cisjordânia e Gaza, os dois territórios palestinos separados geograficamente por Israel, não se reúne desde que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, ao preço de quase uma guerra civil com o Fatah, o partido do presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas em 2007.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos