Topo

Polícia europeia lança postais bem-humorados para capturar fugitivos

"Caro Artur, as batatas fritas belgas são as melhores e sabemos que elas te fazem falta. Volte para apreciá-las, temos uma surpresa para você", afirma o cartão postal da polícia belga, ilustrado com um saco de batatas fritas e uma cerveja - AFP
"Caro Artur, as batatas fritas belgas são as melhores e sabemos que elas te fazem falta. Volte para apreciá-las, temos uma surpresa para você", afirma o cartão postal da polícia belga, ilustrado com um saco de batatas fritas e uma cerveja Imagem: AFP

Em Haia

04/08/2017 07h49

As forças policiais europeias lançaram uma campanha de cartões postais no site da Europol dirigidos aos 21 criminosos mais procurados do continente, uma forma bem-humorada para atrair a atenção da opinião pública.

"Caro Artur, as batatas fritas belgas são as melhores e sabemos que elas te fazem falta. Volte para apreciá-las, temos uma surpresa para você", afirma o cartão postal da polícia belga, ilustrado com um saco de batatas fritas e uma cerveja, revelado nesta sexta-feira (4).

O cartão é direcionado a Artur Nawrocki, um traficante em fuga após ser condenado em 2014.

postais policia 1 - AFP - AFP
"Caro Farouk, você sabe que a vida é melhor na doce França. Esperamos vê-lo em breve", diz o postal da polícia francesa a Farouk Hachi, acrescentando: "Nós sentimos sua falta".
Imagem: AFP

"Caro Farouk, você sabe que a vida é melhor na doce França. Esperamos vê-lo em breve", diz o postal da polícia francesa a Farouk Hachi, acrescentando: "Nós sentimos sua falta".

A ilustração traz a torre Eiffel, um croissant e uma garrafa de vinho.

Farouk Hachi é o líder de uma gangue que cometeu 15 assaltos a banco, e foi condenado à revelia a 20 anos de prisão em 2009. Supõe-se que viva escondido entre a Bélgica e Luxemburgo.

O objetivo da campanha, que pode ser acessada pelo site www.eumostwanted.eu, é chamar a atenção e, assim, fazer com que as pessoas se familiarizem com os rostos dos fugitivos.

Desde o lançamento da campanha "os mais procurados" em janeiro de 2016, 36 pessoas foram capturadas, 11 delas em consequência direta das informações transmitidas à Europol.

policia crime 2 - AFP - AFP
Campanha de cartões postais é dirigida aos 21 criminosos mais procurados da Europa
Imagem: AFP