Trump e Macron conversam sobre Venezuela, Síria e Iraque

Washington, 5 Ago 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, conversaram nesta sexta-feira por telefone sobre a crise na Venezuela e sobre como aumentar sua cooperação na Síria e no Iraque.

Segundo um comunicado da Casa Branca, os dois líderes determinaram que o governo de Nicolás Maduro "deve restaurar os direitos do povo venezuelano", no mesmo dia em que foi instalada a Assembleia Constituinte na Venezuela.

Estados Unidos, União Europeia e uma dezena de países latino-americanos já declararam desconhecer a Constituinte, enquanto a oposição venezuelana afirma que a eleição dos constituintes foi uma "fraude".

A Venezuela atravessa uma profunda crise política e econômica, marcada pela escassez de alimentos e medicamentos e por uma brutal inflação.

Trump e Macron também "exploraram como aumentar sua cooperação na gestão da crise na Síria e no Iraque para enfrentar a nefasta influência do Irã" na região.

Os dois líderes aproveitaram o encontro para discutir seus "interesses mútuos" na questão da Coreia do Norte, que mantém ambições nucleares, e "a importância de que todas as partes respeitem os acordos de Minsk visando uma solução pacífica (para a crise) na Ucrânia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos