Topo

Homem é detido ao tentar entrar com faca na Torre Eiffel

Neymar ganha homenagem na Torre Eiffel - Olivier Morin/AFP Photo
Neymar ganha homenagem na Torre Eiffel Imagem: Olivier Morin/AFP Photo

Em Paris

06/08/2017 07h37

Um homem com uma faca foi detido no sábado (5) à noite ao tentar, pouco antes da meia-noite, forçar um dos controles de segurança da Torre Eiffel e gritar "Allah Akbar" (Deus é grande).

Não houve vítimas e a suspeita de o autor ser um terrorista foi excluída por enquanto. A Promotoria de Paris abriu uma investigação por apologia ao terrorismo e tentativa de homicídio, segundo uma fonte judicial.

"Um homem atravessou um primeiro pórtico empurrando um guarda de segurança com o ombro. Ele, então, puxou uma faca, gritando 'Allah Akbar", de acordo com uma fonte próxima à investigação.

"Militares da operação Sentinelle ordenaram que o homem colocasse a faca no chão. Ele o fez sem resistência e foi imediatamente detido", acrescentou a fonte.

"Trata-se de alguém que possui antecedentes psiquiátricos, e que deixou o tratamento no final de julho", declarou a fonte próxima à investigação. De acordo com informações preliminares, trata-se de um jovem francês, nascido em agosto de 1998 na Mauritânia.

Após o incidente, "a polícia realizou uma busca completa no local e pediu que as pessoas deixassem o monumento às 00h30", quinze minutos antes da hora habitual, indicou a empresa que administra a Torre Eiffel (SETE) em um comunicado.

Na manhã deste domingo, a Torre Eiffel reabriu "normalmente" às 9h (4h de Brasília), segundo SETE.

O monumento, que ostentava no sábado as cores do PSG para "saudar a chegada" do atacante Neymar em Paris, recebe seus últimos visitantes até meia-noite todos os dias e fecha às 00h45.

Desde janeiro de 2015, a França é alvo de uma onda de atentados terroristas que fizeram um total de 239 mortos.