Guerra com Coreia do Norte seria 'catastrófica', diz secretário da Defesa dos EUA

Washington, 11 Ago 2017 (AFP) - O secretário americano de Defesa, Jim Mattis, advertiu nesta quinta-feira que uma guerra com a Coreia do Norte seria "catastrófica", indicando que os esforços diplomáticos estão dando frutos.

Em um evento na Califórnia, Mattis disse que sua missão e responsabilidade era ter opções militares prontas, "que podem ser necessárias". Mas o secretário enfatizou que o os EUA estão atualmente focados na diplomacia.

"A tragédia da guerra é bem conhecida e não precisa de outra descrição, além do que seria catastrófica", disse Mattis, que ressaltou que s esforços diplomáticos estão dando frutos.

Os comentários de Mattis acontecem pouco depois de o presidente Donald Trump ter dito à Coreia do Norte que deve estar "muito, muito nervosa se pensa em atacar os EUA".

Mattis não deu detalhes sobre os esforços diplomáticos ao qual se referiu, mas o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou no último fim de semana novas sanções contra Pyongyang por seu programa nuclear.

Em uma vitória diplomática para os Estados Unidos, as medidas foram aprovadas por unanimidade - incluindo a Rússia e a China, o único principal aliado do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos