Topo

Suspeito dos atentados de Paris será julgado na Bélgica por atirar contra policiais

17/08/2017 08h20

Bruxelas, 17 Ago 2017 (AFP) - Salah Abdeslam, único sobrevivente dos extremistas que atacaram Paris em novembro de 2015, será julgado em Bruxelas por ter atirado contra os policiais que localizaram seu esconderijo em março de 2016, dias antes de sua detenção, anunciou nesta quinta-feira o Ministério Público.

Três policiais que integravam uma equipe de investigação franco-belga foram feridos no tiroteio de 15 de março de 2016, enquanto Salah Abdeslam e seu cúmplice Sofiane Ayari conseguiram escapar de um apartamento em Forest, perto de Bruxelas.

Um terceiro suspeito, que aparentemente dava cobertura à fuga e abriu fogo contra os policiais que tentavam derrubar a porta de entrada do edifício, foi morto por tiros dos agentes.

Salah Abdeslam, 27 anos, e Sofiane Ayari, 24, serão julgados pelo tribunal correcional de Bruxelas por "tentativa de assassinato em um contexto terrorista contra vários policiais", informou a Procuradoria.

A data do julgamento será anunciada nas próximas semanas.

A operação policial aconteceu no âmbito da investigação na Bélgica após os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, que deixaram 130 mortos.

Apesar da fuga, Salah Abdeslam - que estava foragido há quatro meses - e Sofiane Ayari foram detidos no dia 18 de março em Molenbeek, outro município dos arredores de Bruxelas.

Quatro dias mais tarde, a cidade de Bruxelas também foi cenário de atentados suicidas, no aeroporto de Zaventem e no bairro europeu, que deixaram 32 mortos.

Os autores dos atentados pertenciam à mesma célula que executou os ataques de Paris, De acordo com um "testamento" deixado por um dos homens-bomba, eles atuaram de forma precipitada após a detenção de Abdeslam.

Salah Abdeslam está preso atualmente na França. Sofiane Ayari está detido na Bélgica.

mad-axr/zap/at/me.