Topo

Homem esfaqueia sete pessoas na Rússia e é abatido pela polícia

19/08/2017 07h50

Moscou, 19 Ago 2017 (AFP) - Um homem armado com uma faca atacou sete pessoas em uma rua da cidade russa de Surgut (norte), antes de ser abatido a tiros pela polícia, que não privilegia a pista "terrorista", informaram as autoridades neste sábado.

O agressor "executou o ataque contra pedestres e os feriu com arma branca", quando se deslocava por ruas centrais da cidade por volta das 11H20 locais (3H20 de Brasília), informou o Comitê de Investigação da Rússia, responsável pelos inquéritos de crimes graves.

A polícia foi alertada e matou o criminoso, segundo o comitê.

A polícia de Surgut - cidade de 330.000 habitantes que fica 2.100 km ao nordeste de Moscou, na região petroleira de Khanty-Mansi - anunciou que não privilegia a pista "terrorista".

"A versão de que o ataque seria um atentado terrorista não é nossa (versão) principal", declarou a polícia local à agência de notícias Interfax.

O homem foi identificado e as autoridades examinam possíveis antecedentes psiquiátricos.

Entre os feridos, dois se encontram em estado grave e os demais em situação estável, informou o governo de Khanty-Mansi.

O governo da região pediu que os cidadãos e a imprensa divulguem "informação confiável [...] até que sejam estabelecidas todas as circunstâncias".

Imagens divulgadas pelos sites de notícias e canais de televisão mostram o corpo do agressor sob um lençol branco.

O ataque aconteceu um dia depois de uma ação similar na Finlândia, onde um homem matou duas pessoas a facadas e deixou oito feridos na cidade de Turku.

A polícia finlandesa anunciou neste sábado que investiga o caso como um ataque terrorista e identificou o suposto autor como um marroquino de 18 anos.