Topo

Carro utilizado no atentado de Cambrils passou pela França

A partir da esquerda: Mohamed Houli Chemlal, Driss Oukabir, Salah El Karib e Mohamed Aallaa, suspeitos de envolvimento na célula terrorista que realizou os ataques em Barcelona e Cambrils - AFP
A partir da esquerda: Mohamed Houli Chemlal, Driss Oukabir, Salah El Karib e Mohamed Aallaa, suspeitos de envolvimento na célula terrorista que realizou os ataques em Barcelona e Cambrils Imagem: AFP

Em Paris

22/08/2017 06h25

O carro utilizado no ataque de Cambrils na madrugada de sexta-feira, que deixou um morto e seis feridos, foi detectado por um radar por excesso de velocidade na França, informou o ministro do Interior, Gérard Collomb.

O jornal Le Parisien, que revelou a informação antes da confirmação pelo ministro francês, disse que o veículo foi detectado por um radar em Essonne, região de Paris, com quatro pessoas a bordo, no dia 12 de agosto, uma semana antes dos atentados em Cambrils e Barcelona.

"Efetivamente foi detectado por um radar. Sabíamos que estiveram na região de Paris e transmitimos a informação para a Espanha", disse Collomb ao canal BFMTV.

"É muito cedo para explicar os motivos desta viagem de ida e volta extremamente rápida", completou.

Na madrugada de sexta-feira, um Audi A3 com cinco terroristas  a bordo atropelou várias pessoas no calçadão da cidade turística de Cambrils, 120 km ao sul de Barcelona.

A polícia matou os cinco homens que estavam no carro. Alguns deles usavam falsos coletes de explosivos.

Seis civis e um policial ficaram feridos no ataque e uma mulher morreu em consequência dos ferimentos.

Poucas horas antes, uma van avançou em alta velocidade pela avenida de Las Ramblas, no centro de Barcelona, e atropelou várias pessoas. O ataque deixou 13 mortos e 120 feridos.

Os dois atentados foram reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Passo a passo: entenda o que aconteceu nos atentados na Catalunha

UOL Notícias