PUBLICIDADE
Topo

'Não há como prevenir' explosão em indústria química do Texas

30/08/2017 21h18

Houston, Estados Unidos, 31 Ago 2017 (AFP) - Os operadores de uma indústria química inundada nos arredores de Houston alertaram nesta quarta-feira que estão lidando com um "problema crítico" desencadeado pelas chuvas torrenciais da tempestade Harvey e que não têm meios para evitar uma possível explosão no local.

Como medida de precaução, funcionários já haviam ordenado a evacuação de uma área de três quilômetros da fábrica de peróxidos orgânicos no condado de Harris, que pertence ao grupo francês Arkema.

Rich Rowe, presidente e diretor-executivo da Arkema Inc, disse em uma declaração que a instalação na cidade de Crosby, no nordeste de Houston, foi evacuada pela própria segurança dos funcionários após uma perda perigosa de refrigeração no local.

O grupo fabrica compostos com uma ampla gama de usos comerciais, incluindo plásticos, produtos farmacêuticos e materiais de construção, mas que podem entrar em combustão se não forem arrefecidos com as temperaturas adequadas.

Várias medidas de segurança foram executadas como resultado da inundação, segundo Rowe.

"Neste momento, temos seis pés de água, algo sem precedentes na fábrica", disse Rowe. "Perdemos a principal fonte de energia e as duas fontes de backup de emergência".

"Como resultado, perdemos a refrigeração crítica dos materiais no local que agora podem explodir e causar um fogo intenso subsequente", acrescentou.