Associação holandesa descobre produto que 'facilita' o suicídio

Haia, 1 Set 2017 (AFP) - Uma associação holandesa pró-eutanásia declarou nesta sexta-feira ter encontrado um produto que permitiria a seus membros se suicidar em uma hora sem acompanhamento médico ou psicológico.

"Descobrimos um pó" que não "é um medicamento, mas um conservante. Dois gramas diluídos em 50 ml de água bastam para que uma pessoa acabe com a sua vida", explicou o porta-voz da associação Laatste Wil, Gert Rebergen.

"Esse pó reduz drasticamente a pressão arterial em pouquíssimo tempo, provocando um coma nos 20 minutos posteriores à ingestão. O falecimento ocorre no período de uma hora", continuou Rebergen, citado pela emissora pública NOS.

Sem revelar o nome do produto, ele assegurou que está "disponível legalmente" na Holanda por um preço menor que 10 euros.

Segundo advogados, a associação se aproxima perigosamente da ilegalidade.

Holanda e Bélgica foram os primeiros países a legalizar o suicídio assistido em 2002, mas sob estritas condições. Uma equipe médica deve, por exemplo, se certificar que o paciente padece de um sofrimento insuportável sem a possibilidade de cura.

Para a Laatste Wil, que há muito tempo estava procurando por um medicamente para facilitar o suicídio, essa descoberta é um "avanço" no acompanhamento de qualquer pessoa que deseje morrer dignamente, se assim decidir.

A associação, que conta com cerca de 3.500 membros, declara em seu site que "acolhe as pessoas que advogam pelo conceito do suicídio assistido e da autoeutanásia sem a intervenção de médicos".

O governo propôs em 2016 um polêmico projeto de lei para autorizar a ajuda ao suicídio para os idosos que tenham o sentimento de ter chegado ao fim da vida ainda que não estejam doentes.

Esse projeto de lei é um dos obstáculos nas negociações para formar um governo na Holanda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos