Misteriosa fumaça preta é vista no consulado russo de San Francisco

Los Angeles, 2 Set 2017 (AFP) - Uma fumaça negra saía de uma chaminé do consulado russo de San Francisco, nesta sexta-feira (1º), e os bombeiros confirmaram que seus ocupantes queimavam objetos não identificados, às vésperas de fecharem as portas.

Os bombeiros dessa cidade da Califórnia atenderam a chamados alarmados, ou intrigados. No Twitter, seus porta-vozes disseram não se tratar de um incêndio: "(o consulado) russo teve um alerta, não um incêndio, tudo está bem, e deixamos as instalações".

A porta-voz dos bombeiros Mindy Talmadge disse à AFP que os funcionários e diplomatas russos do consulado "devem estar queimando" elementos na chaminé.

Os bombeiros que intervieram no imóvel "confirmaram que havia fumaça saindo da chaminé, mas não há risco estrutural" para o prédio, acrescentou ela, sem saber informar se os agentes entraram no prédio.

Especulações e piadas começavam a surgir no Twitter sobre o que estaria sendo queimado dentro do consulado, na véspera de seu fechamento e da batida determinada pelo governo americano.

"Eles tinham tanto para queimar que deflagraram seus alarmes de incêndio com a fumaça", ironizou uma internauta.

"É mais fácil queimar do que picotar" os papéis comprometedores, acrescentou outro.

"Eles devem queimar todas as cartas de amor de Trump e Vladimir (Putin, o presidente russo)", brincou @LSurteesTdot.

Na quinta-feira, os Estados Unidos ordenaram à Rússia o fechamento, antes de sábado, de seu consulado de San Francisco e de suas missões comerciais em Washington e em Nova York, por "reciprocidade" à redução imposta por parte de Moscou do número de funcionários e de diplomatas da representação diplomática americana na Rússia.

Moscou também criticou uma "escalada" das tensões "iniciada" por Washington e acusou os Estados Unidos de ameaçarem a segurança de seus cidadãos e de ignorarem a imunidade diplomática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos