Detido no Uruguai buscado mafioso e narcotraficante italiano

Montevidéu, 4 Set 2017 (AFP) - Rocco Morabito, um italiano buscado desde 1995 pela justiça do seu país por associação ilícita de tipo mafioso e tráfico de drogas, foi detido neste domingo em um hotel de Montevidéu, informou o Ministério do Interior.

Morabito, "integrante do Cartel Ndrangheta da Máfia Calabresa, estava requerido pela Itália desde 1995", com notificação vermelha emitida pela Interpol, acusado de ter pertencido de 1988 a 1994 a uma organização delitiva dedicada ao tráfico internacional de drogas.

Segundo o comunicado do Ministério, Morabito seria encarregado de organizar o transporte de drogas na Itália, sua distribuição em Milão, a tentativa de envio a partir do Brasil de 592 quilos de cocaína em 1992 e de 630 quilos de cocaína em 1993, entre outros delitos.

De acordo com o noticiário uruguaio Subrayado, citando fontes policiais, Morabito vivia há 13 anos no balneário de Punta del Este e foi identificado a partir da inscrição de sua filha em um colégio com seu nome verdadeiro.

Após seis meses de investigação, foi possível determinar que ele tinha obtido documentação uruguaia apresentando documentos brasileiros, nos quais aparecia como Francisco Capeletto, segundo o Ministério.

No âmbito da operação, as autoridades também detiveram a esposa de Morabito em uma residência no departamento de Maldonado, e confiscaram uma pistola, uma arma branca, 13 telefones celulares, 12 cartões bancários, dois carros, passaportes portugueses, várias joias e talões de cheques em dólares.

De acordo com a lei uruguaia, Rocco Morabito será enviado à prisão durante três meses, acusado de coautoria de três delitos, falsificação de cédula de identidade e de passaportes e falsificação ideológica, enquanto se tramita sua extradição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos