Exército sírio avança para província de Deir Ezzor, nas mãos do EI

Beirute, 3 Set 2017 (AFP) - O exército sírio e seus aliados avançaram até a cidade de Deir Ezzor, na província de mesmo nome, um enclave do regime sitiado pelo grupo extremista Estados Islâmico (EI), no leste da Síria, indicou neste domingo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As forças de Damasco, apoiadas pela Rússia, estão se aproximando desse local há semanas, por várias frentes.

Neste domingo, chegaram a cerca de 10 quilômetros a oeste de Deir Ezzor, capital da província de mesmo nome, onde reconquistaram os campos petrolíferos de Al Jarata.

Os extremistas controlam a maior parte dessa província rica em recursos energéticos e, desde 2015, sitiam a cidade de Deir Ezzor, que continua nas mãos das forças governamentais.

Os moradores da cidade conseguiram sobreviver ao isolamento durante dois anos graças à ajuda humanitária recebida por via aérea.

O exército sírio se aproxima do enclave sitiado pela província de Raqa, a oeste, e por Homs, ao sul.

Enquanto isso, um comboio de combatentes do EI e civis evacuados da fronteira sírio-libanesa, que se dirigiam para a província de Deir Ezzor, em virtude de um acordo com o movimento xiita libanês Hezzbolah, aliado de Damasco, permanece detido perto de seu destino, indicou a coalizão liderada pelos Estados Unidos.

O comboio de 17 de veículos abandonou, nesta segunda-feira, a fronteira do Líbano com destino a Abu Kamal, em Deiz Ezzor, mas a coalizão internacional executou vários bombardeios para impedi-lo de chegar ao seu destino.

A coalizão indicou, neste domingo, que o comboio tinha se dividido em dois grupos. Um deles ia ao deserto ao noroeste de Abu Kamal, enquanto o outro se dirigia para Palmira, em Homs, controlada pelo regime sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos